quinta-feira, 2 de outubro de 2008

OITAVAS PALAVRAS




QUE HORAS SÃO?

Paremos um minuto...! O quanto já nos situamos no tempo? Qual é nossa relação com ele? Precisamos de um ponto de referência para medí-lo? Como o definimos? Seria onde o ponteiro do relógio marca? Mas... e se o relógio estiver atrasado ou, de repente, parar? O tempo pára também? Ah, talvez vocês digam que, para definir o tempo, nos baseamos na divisão que se fez de horas, onde um dia tem 24 delas, que somam semanas, meses, um ano... No entanto, o tempo fora da Terra é outro! Por exemplo, em Júpiter, 10 horas de lá equivalem à 12 anos daqui. Eu que farei 30 anos em dois meses, lá eu ainda teria 2 aninhos apenas. O tempo é mesmo uma coisa maluca. Que horas são agora?

Mesmo se considerarmos nossa realidade, baseando-nos na divisão dia/noite, verificaremos que em alguns países ainda é claro às 22:00hs. Em outras regiões do globo, passam-se meses sem que recebam os raios de sol, e as noites são intermináveis nesses períodos. E nosso horário de verão? Será que podemos alterar o tempo? Enquanto estamos aqui, lendo, trabalhando, estudando, do outro lado do mundo, outras estão dormindo.

Como é nossa relação com tempo? Será que as 24 horas do dia são suficientes para que realizemos todas as tarefas que nos propomos a fazer? Muitos responderiam que não. Mas, sei que existem alguns insetos e fungos que nascem, crescem, se reproduzem e morrem em apenas um dia! Ou seja, vivem uma vida interia em 24 horas! Se estivéssemos no lugar deles, talvez achássemos que 24 horas é muito tempo, pois o tempo é relativo! As tartarugas, por exemplo, que podem viver quase dois séculos, devem achar de nosso tempo, o mesmo que achamos do tempo dos insetos e fungos.

Aliás, que horas são? Eu fiz essa pergunta lá no título do texto e tenho certeza que a resposta não será a mesma pois o tempo não pára! Daqui a alguns parágrafos, se eu perguntar de novo, a resposta será outra, diferentes das duas anteriores, e, aí, já será futuro, pois o futuro nunca é, mas sempre será! Futuro é o que ainda não ocorreu, ou seja, não existe ainda. O que já passsou é passado e não volta mais! Aquele telefonema que faríamos pela manhã, o café que não tomamos por causa da correria, a palvra lançada que trouxe arrependimento... tudo isso já era. Futuro e passado, objetivamente, não existem. Nada podemos fazer neles! Devemos estudar o passado para errar menos e sermos melhores no futuro!

Podemos optar pelo investimento de nós mesmos, nos descobrindo, nos autenticando, como muitas vezes já afirmei para mim mesmo, porque sou ainda um erante e compartilhei com vocês aqui neste blog em tantas oportunidades. Falei em optar, mas só o fazemos, através do uso de nosso livre arbítrio num único ponto possível no tempo: O PRESENTE! Nosso livre arbítrio só tem poder no AGORA, pois é no instante presente 9e não deve ser à toa que esse ponto no tempo se caham assim) onde a vida acontece. O presente traz no seu bojo o passado enquanto vida incorporada e o futuro enquanto perspectiva, numa série de probabilidades que podem ou não acontecerem.

Por isso, acredito que tantas mensagens- sobretudo as espíritas- nos dizem que o melhor momento é sempre o AGORA, não importa o que temos a fazer, não importa nossa idade! Aliás, nós sabemos quanto tempo nos resta ainda nesta vida? Afinal, a vida é dinâmica, o tempo é dinâmico, pois ele não pára nunca! Aproveitar o tempo que temos é um investimento inteligente. É aqui, é agora, que escolhemos sempre, mas a pior escolha, acredito, é optar para deixar tudo para o dia seguinte, ou prá semana que vem...

Aliás, que horas são agora?

5 comentários:

Ninha disse...

8:54 Am perdi o sono....sem despertador...sem hr para levantar....acabamos sendo escravos do tempo.
bjos

Å®t Øf £övë disse...

Ivan,
O tempo é de tal forma relativo que ele só conta quando estou com o meu amor. Quando isso não acontece, sinto o tempo como se ele estivesse parado.
Abraço.

Laranjinha . disse...

20:59:48 ! "tempo-tempo ... o tempo que cura quase tudo, tempo que tem o tempo que o tem ! ... e o tempo faz, tic-tac-tac-tac " (uma música minhaa rsrs)
21:02:21

Dd ^^ disse...

...quero ganhar tempo num tempo que voa rumo ao dia... q agonia!!!

Passando pra desejar uma semana prá lá de iluminada pra vc...

Dá uma passala lá depois...

Bjo grande! ^^

Ninha disse...

o TEMPO NÃO PARA NÃO....NÃO PARA